terça-feira, 13 de maio de 2014

SÉ CATEDRAL DO PORTO


SÉ CATEDRAL DO PORTO



SÉ CATEDRAL DO PORTO


VISITA À SÉ CATEDRAL DO PORTO


A cidade do Poto estendeu-se a partir da Sé, instalada na mais elevada colina da cidade.


SÉ CATEDRAL DO PORTO E PAÇO EPISCOPAL



A Sé do Porto, a segunda mais antiga do país (depois da Sé de Braga, a mais antiga), é um imponente edifício de estrutura romano-gótica, dos séculos XII e XIII, tendo sofrido grandes remodelações no período barroco (séc. XVII-XVIII). A planta da Sé do Porto é de três naves com transepto.
No interior conserva ainda o aspecto de uma igreja-fortaleza, com ameias. 


AS MURALHAS DA SÉ CATEDRAL DO PORTO


São de destacar a bela rosácea do século XII e o alpendre lateral (1736), obra de Nicolau Nasoni, voltada para a cidade.
Junto às portas encontram-se monumentais pias de água benta, dos finais do séc. XVII. Junto à pia baptismal seiscentista, há um baixo-relevo de Teixeira Lopes (Pai).

PIA BAPTISMAL E BAIXO RELEVO DE TEIXEIRA LOPES

A atual capela-mor é do período maneirista (1610) e apresenta um retábulo de talha dourada, da segunda parte do séc. XVIII e é considerado um trecho capital do barroco joanino. A decoração pictórica das paredes é de Nasoni


CAPELA MOR (foto de André Santiago)

Por cima dos cadeirais do cabido (agrupamento de cônegos que colaboram no governo da diocese), ficam dois órgãos de tubos dos séculos XVII (à esquerda) e do século XIX (à direita).

ORGÃO DE TUBOS DA SÉ CATEDRAL DO PORTO

A imagem de Nossa Senhora da Vandoma (séc. XIV), padroeira da cidade do Porto e por isso ilustra o brasão de armas da Cidade, encontra-se no lado esquerdo do transepto da Sé.

NOSSA SENHORA DE VANDOMA

 Na capela do Santíssimo Sacramento, destaca-se o célebre "altar de prata" de enormes dimensões e executado em sucessivas fases (desde 1632 até ao séc. XIX), é considerado uma obra fundamental da ourivesaria portuguesa. 

ALTAR DE PRATA DA CAPELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

No lado direito do corpo transversal, está a imagem de Nossa Senhora da Silva (séc. XV-XVI). 

NOSSA SENHORA DA SILVA

A outra capela barroca é dedicada a S. Pedro.



CAPELA DE SÃO PEDRO . SÉ DO PORTO


O importante claustro gótico foi começado nos fins do séc. XIV. 

CLAUTRO GÓTICO DA SÉ CATEDRAL DO PORTO

Uma escadaria nobre, de Nicolau Nasoni, concluída em 1736, dá acesso ao pátio superior do claustro gótico. Apresenta sete grandes painéis de azulejos da segunda metade do séc. XVIII, com cenas do "Cântico dos Cânticos", em referência ao diálogo místico entre Deus e a Virgem, padroeira da Catedral.

PÁTIO SUPERIOR DO CLAUTRO GÓTICO DA SÉ DO PORTO

A Casa do Cabido, anexa ao claustro e à Sé, alberga muito boas obras sacras e o "tesouro" da Catedral exposto em nove grandes vitrinas: podem ver-se objectos de ourivesaria, paramentaria e livros litúrgicos.

CASA DO CABIDO DA SÉ DO PORTO


A vista à Sé é fundamental como vêm e representa o núcleo a partir da qual se pode correr o Porto medieval.

Sem comentários:

Enviar um comentário