quinta-feira, 1 de maio de 2014

COLINA DE WAWEL - CRACÓVIA

COLINA DE WAWEL - CRACÓVIA


COLINA DE WAWEL

COLINA DE WAWEL - CATEDRAL E PALÁCIO



A Colina de Wawel alberga o Castelo e a Catedral, panteão dos soberanos e heróis nacionais polacos. A partir de 1320 a Catedral foi sede de coroação e sepultura de reis. Nos seus subterrâneos são guardados os despojos dos últimos reis Jagiellones - Segismundo o Velho e Sigesmundo Augusto, os dos reis Vasa - Sigesmundo III, Landislau IV e João Casimiro, e das suas mulheres e filhos.
Por volta do ano mil a Colina de Wawel foi sede do Bispado de Cracóvia. No século XIII a Colina foi dotada dum castelo para defesa dos sucessivos ataques das povoações mongólicas. No século XIV o castelo foi rodeado de muralhas e torres e enriquecido com os Apartamentos Reais e os alojamentos para a corte, tendo neste mesmo período sido reconstruída a Catedral com estilo gótico. Em 1595, um terrível incêndio obriga a novas intervenções, efectuadas pela dinastia dos Vasa.


SUBIDA PARA ENTRADA NA COLINA DE WAWEL


ENTRADA PARA O COMPLEXO DE WAWEL

Hoje todo o conjunto foi objecto de esmeradas restaurações e o seu património é coordenado pela Zamek Królewski na Wawelu Zbiory Panstwowe Sztuki (Coleção de Arte Nacional da Polónia - Castelo Real de Wawel).



ESTÁTUA EQUESTRE DE KOSCIUSZKO E TORRE DE SIGISMUNDO

ENTRADA PRA A CATEDRAL

TORRE SIGISMUNDO

TORRE DOS SINOS DE PRATA

CATEDRAL COM A TORRE DOS SINOS, A CAPELA DOS VASA
E A CAPELA DO REI SIGISMUNDO. EM SEGUNDO PLANO 


CAPELA DOS VASA À ESQUERDA E CAPELA DO REI SIGISMUNDO



CATEDRAL COM TORRE DOS SINOS DE PRATA E CAPELAS DOS VASA E S. SIGISMUNDO EM PRIMEIRO PLANO. EM SEGUNDO PLANO AS TORRES DO RELÓGIO  E TORRE DE SIGISMUNDO À DIREITA


ESTÁTUA DE SÃO SIGISMUNDO NA CÚPULA DA CAPELA DOS VASA  


CATEDRAL COM TORRE DOS SINOS DE PRATA EM PRIMEIRO PLANO
E TORRE DO RELÓGIO EM SEGUNDO PLANO

ENTRADA PARA O PALÁCIO REAL



CASTELO REAL COM A TORRE DOS SENADORES *A ESQUERDA
  E TORRE JORDANKA NO CENTRO DA IMAGEM 

PÁTIO DO CASTELO REAL


PORMENOR DO PÁTIO DO CASTELO REAL


SÍTIO ARQUEOLÓGICO COM CENTRO DE CONFERENCIAS
E TORRE DOS LADRÕES À DIREITA


SÍTIO ARQUEOLÓGICO EM PRIMEIRO PLANO, COM CENTRO DE CONFERÊNCIAS AO FUNDO E TORRE SANDOMIERZ À ESQUERDA

Para além da Catedral (Katedra) com as suas torres, capelas e criptas e do bloco do Castelo Real (Zamek), fazem ainda parte do complexo de Wawel as escavações - local arqeológico, com ruínas de edifícios religiosos medievais e o Museu Catedralesco, aberto em 1978 por Karol Wojtyla, que então era cardeal de Cracóvia.

ESTÁTUA DE JOÃO PAULO 2 º À ENTRADA DO MUSEU CARDANALESCO

Várias Torres envolvem o complexo. As mais antigas são as Torre dos Sinos de Prata, a Torre dos Relógios e a Torre Sigesmundo; a estas seguiu-se a construção de outras torres: a Torre dos Ladrões, a Torre Pata de Galinha, a Torre Dinamarquesa, a Torre dos Senadores e a Torre de Sandomierz. Todo o conjunto forma uma bonita e rica composição arquitectónica que merece ser visitada.
Na Catedral pode subir-se à Torre onde se encontra o sino de Sigesmundo e observar a soberba vista panorâmica sobre a cidade de Cracóvia.


BONITA PANORÂMICA SOBRE A CIDADE DE CRACÓVIA VISTA DA TORRE DA CATEDRAL



OUTRA PANORÂMICA DA CIDADE


Sem comentários:

Enviar um comentário