quarta-feira, 7 de maio de 2014

CALÇADA DE ALPAJARES - MIRADOURO DAS ALMINHAS - FREIXO DE ESPADA À CINTA

CALÇADA DE ALPAJARES E MIRADOURO DAS ALMINHAS


CALÇADA DE ALPAJARES


A CALÇADA DE ALPAJARES É UM PERCURSO PEDONAL COM INTERESSE NÃO SÓ PELA BELEZA PAISAGÍSTICA, MAS TAMBÉM PELAS PINTURAS RUPESTRES E PELA SUA GEOLOGIA



EM POIARES A INDICAÇÃO PARA A CALÇADA

Esta antiga estrada romana encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977.
A calçada de Alpajares  é uma antiga e sinuosa estrada, com um comprimento de cerca de 800 metros, que se inicia na ribeira do Mosteiro e vai até ao Castro de São Paulo, percorrendo o sopé do monte.


TÚMULOS DO CASTRO DE SÃO PAULO


CALÇADA DE ALPAJARES


CALÇADA DE ALPAJARES


CALÇADA DE ALPAJARES

CALÇADA DE ALPAJARES


CALÇADA DE ALPAJARES

CALÇADA DE ALPAJARES


Situada no Parque Natural do Douro Internacional, a Caçada de Alpajares desce a partir do castro de São Paulo e do chamado Picão de Ana através de antiga calçada até à ribeira do Mosteiro, que se atravessa pela ponte das Alminhas. 


RIBEIRA DO MOSTEIRO

RIBEIRA DO MOSTEIRO



PONTE DAS ALMINHAS

No seu trajecto, encontramos a chamada Fraga do Gato, onde  é possível observar pinturas rupestres ao ar livre do Paleolítico Superior executadas sobre um bloco vertical em xisto, de superfície lisa. 
As pinturas, a negro e ocre de coloração avermelhada, constam de dois motivos zoomórficos: um central, quadrúpede representado de perfil, pintado a ocre, parcialmente sobreposto à segunda figura, um motivo zoomórfico, pintado a negro. Uma terceira figura representa possivelmente um animal, embora esteja já pouco perceptível.


A FRAGA DO GATO

Após atravessar a Ribeira do Mosteiro, lá no cimo o Miradouro das Alminhas. 

LÁ NO CIMO O MIRADOURO DAS ALMINHAS


AS ALMINHAS

É um local privilegiado, sobre as vertentes escarpadas da Ribeira do Mosteiro com vistas para as formações geológicas denominadas  “ sinclinal de Poiares” (dobras nas estratificações rochosas ), um valioso conjunto de patrimônio geológico do concelho).


DOBRAS NA ESTRATIFICAÇÃO ROCHOSA

Inserido em escarpas de montes íngremes, este local é um verdadeiro paraíso para qualquer geólogo uma vez que se podem observar os perfis geológicos destes montes exibindo curvas e contracurvas como ondas sólidas que percorrem as rochas.


OUTRAS FORMAÇÕES COM INTERESSE GEOLÓGICO


Os xistos e os quartzitos estão estratificados, dobrados, estrangulados, agressivos e selvagens, mas ao mesmo tempo estáticos, dóceis, absorvidos e domados, transmitindo ao visitante um cenário onde de súbito se sente esmagado pelo espetáculo destas perturbações geológicas, cujas gargantas tão fundas e estreitas, tão grandiosas e majestáticas nos fazem sentir o quanto somos insignificantes perante os desígnios da mãe natureza, transformando este local num dos miradouros mais interessantes do concelho.






Sem comentários:

Enviar um comentário