segunda-feira, 5 de maio de 2014

MINAS DE SAL - GEMA DE WIELICZKA NA POLÓNIA

MINAS DE SAL - GEMA DE WIELICZKA 



EDIFÍCIO DAS MINAS DE SAL EM WIELICZKA


MINAS DE SAL - GEMA DE WIELICZKA - VISITA ATÉ AOS 135 METROS DE PROFUNDIDADE



Wieliczka fica a 15 Km da Cidade de Cracóvia e há transporte em mini-bus com ar condicionado, que poderá contactar em www.tour-krakow.pl e que realizam o percurso entre o hotel onde estiver instalado até  às minas e o trazem de regresso ao hotel após a conclusão da visita.

As minas de sal-gema são um testemunho da cultura humana e por isso inscritas desde 1978 na primeira lista do Patrimônio Cultural e Natural da Unesco.

Em atividade desde o século XIII, mantem atividade sem interrupção até aos dias de hoje.
A formação desta grande jazida de sal-gema remonta a 13 milhões e meio de anos atrás, quando, na chamada depressão Pré-Cárpatos, se depositaram imponentes cristalizações do sal diluído nas águas marinhas.
O itinerário turístico compreende um percurso de cerca de 2 Km , entre os níveis I e III a 135 metros de profundidade. 

O SAL IMPREGNA AS PAREDES

A descida até ao primeiro nível, a 65 metros de profundidade faz-se descendo um enorme número de escadas em caracol que nos põem meio tontos ao fim de alguns lances. São no total 800 degraus, sendo que a chegada ao primeiro nível obriga a rodopiar 380 deles.



A DESCIDA AO PRIMEIRO NÍVEL


NO INTERIOR DA MINA

PAREDES ESCORADAS DAS GALERIAS -NO CHÃO BLOCOS FEITOS DE SAL

 Depois o percurso é mais suave, desde o Poço Danlowwiscz, percorrendo a Galeria de Nicolau Copérnio (que terá visitado a mina em 1493), passa-se à Gruta Spalone (queimada) e seguindo sempre no nível I, uma nova gruta, a de Casimiriro o Grande e a Galeria longitudinal de Cunegunda, que nos conduz à Gruta Pieskowa Skala.

GALERIA LONGITUDINAL DE CUNEGUNDA


NA GRUTA PIESKOWA SKALA
- SÃO VISÍVEIS AS PRIMTIVAS ESCADAS ESCAVADAS NA ROCHA

Aqui desce-se até ao nível II, podendo ver-se a antiga escada talhada na rocha e que era usada pelos operários que transportavam o sal. 

Entre o nível II superior e o nível II inferior, encontra-se a espetacular Capela de Santa Kinga (Cunegunda), dedicada à santa padroeira da Polónia. 
Esta Capela está ornamentada por extraordinárias esculturas todas elas esculpidas no sal, havendo uma dedicada a João Paulo II.

CAPELA DE SANTA KINGA


PORMENORES DA CAPELA DE SANTA KINGA





TODAS ESTAS OBRAS SÃO ESCULPIDAS EM SAL


UMA AUTÊNTICA CATEDRAL NA PROFUNDIDADE


No nível II inferior ainda nos é mostrada a Gruta Erazm Baracz e a Gruta Stanislaw Staszic onde existe um lago de água salgada e ainda a Capela de São João a 135 metros de profundidade.

LAGO DE ÁGUA SALGADA NA GRUTA STANISLAW STASZIC


CAPELA DE SÃO JOÃO


Durante todo o percurso está demonstrada a evolução da técnica mineira ao longo dos anos, por esculturas.










 Assistimos a alguns espetáculos de luz e som, nomeadamente na Gruta Queimada onde se simula uma explosão dentro da mina e uma repousante sinfonia na Gruta Stanislaw  Staszic junto ao lago salgado.


GRUTA QUEIMADA


Vemos mais igrejas e esculturas.


CAPELA DE S.TA KRZYZA


CASIMIRO O GRANDE

OUTRA ESCULTURA














Apesar de cansativa é uma visita que deverá fazer, pois julgo que não terá oportunidade de visualizar o mesmo em qualquer outro lugar do mundo. Uma misteriosa cidade subterrânea.

A subida à superfície faz-se por elevador (FELIZMENTE).
Recomenda-se calçado confortável e agasalho e claro, boa preparação física. 

A visita tem duração de cerca de três horas e é feita com guia, formando-se diversos grupos de acordo com a língua escolhida (disponível o inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, russo e naturalmente o polaco). Abre às 09,00 h, mas a disponibilidade de guia (obrigatório), varia de acordo com a língua pretendida.
Assim, as visitas guiadas em polaco têm lugar durante todo o horário de abertura da mina.
O inglês está disponível de Outubro a Maio, entre as 09,00 h e as 17 h de hora a hora; a partir das 10 h às 13 h o ritmo de visitas em inglês é de 30 em 30 minutos. Do mês de Junho a Setembro efetuam-se de meia em meia hora entre as 8,30 h e as 18 horas.
O francês durante todo o ano entre as 10,45 h e as 16,10h.
O espanhol apenas se efetua entre Junho e Setembro, das 11,20 h até às 16,20 h.
O italiano durante todo o ano às 13,10 h, e adicionalmente às 9,45 h e às 15,45 h em Julho e Agosto.
O alemão todo o ano às 10,45 h e 16,10 h. Nos meses de Junho, Agosto e Setembro também existem visitas guiadas em alemão às 14,15 h.
O russo durante todo o ano às 11,10 h e de 26 de Dezembro até 31 de Janeiro também às 14,10 h e nos meses de Julho e Agosto também às 16,15 h.



Sem comentários:

Enviar um comentário