MURAIS NA CIDADE DO MÉXICO
PALÁCIO DE BELAS ARTES NA CIDADE DO MÉXICO |
AS PINTURAS MURAIS DE DIEGO RIVERA, SIQUEIROS, OROZCO E TAMAYO NO PALÁCIO DAS BELAS ARTES NA CIDADE DO MÉXICO
PALÁCIO DA BELAS ARTES - CIDADE DO MÉXICO |
INTERIOR DO PALÁCIO - GALERIAS |
GALERIAS DE ARTE NO PALÁCIO DE BELAS ARTES |
Já vos falei e mostrei imagens dos frescos de Diego Rivera existentes no Palácio Nacional, na Praça do Zócalo, na Cidade do México. Hoje proponho falar-vos do Palácio de Belas artes e das pinturas murais aí existentes.
O Palácio de Belas Artes fica próximo da grande Praça do Zócalo (cerca de 850 metros) e é um bonito edifício com fachada "art déco" edificado para comemorar o centenário da Independência Mexicana.
Possui uma boa sala de espetáculos, onde tive a oportunidade de assistir a um bailado de folclore mexicano, existem ainda diversas galerias de arte, onde estão expostos os grandes e extrordinários trabalhos de Rivera, Siqueiros, Orozco e Tamayo, entre outros.
TETO DA SALA DE ESPETÁCULOS DO PALÁCIO DE BELAS ARTES |
Diego Rivera (1886-1954), cursa o estudo de pintura na Escola de Belas Artes do México e vive um período em Paris onde contacta com Picasso, Braque e outros. Torna-se amigo de Modigliani. Volta ao México e entusiasma-se pela ate dos Maias e dos Astecas e também é influenciado pelos ventos revolucionários envolventes. Liga-se ao Partido Comunista com quem tem divergencias mais tarde.
As autoridades mexicanas fazem-lhe diversas encomendas para frescos em diversos monumentos em que ele representa a história do México com lirismo repleto de fantasia.
DIEGO RIVERA |
É criticado por Siqueiros, que o apelida de chauvinista, folclorista...Entre os diversos murais pintados, no Palácio de Belas artes deixou uma réplica do mural que havia feito para a Fundação Rockfeller nos USA e que foi destruído por motivos políticos. De 1929 a 1954 vive com a pintora Frida Kalo, tendo sido um período muito frutuoso do ponto de vista artístico para ambos.
MURAL DE DIEGO RIVERA |
PORMENOR DO MURAL |
David Alfaro Siqueiros (1876-1974), esteve integrado no exército revolucionário mexicano onde combateu durante 4 anos, tendo atingido a patente de capitão. É com o soldo recolhido que emigra para a Europa onde se encontra em Paris com Rivera, tendo juntos constituído o movimento da "Arte monumental e heroica".
Volta ao México onde participa politicamente, vindo a dirigir o Sindicato dos Pintores e participando na organização do Sindicato dos Mineiros. Preso diversas vezes exila-se
e trabalha nos USA, no Uruguai e Argentina. Participa na guerra Civil Espanhola onde comandou diversas brigadas.
Regressado ao México é acusado de ter participado no assassinato de Trotsky e é novamente preso.
Membro do Partido Comunista Mexicano as suas divergências com Diego Rivera acentuam-se quando este manifesta discordância com o partido.
ALFARO SIQUEIROS |
Apesar desta intensa atividade política, dedica-se à pintura de murais onde faz experimentação de novos materiais e técnicas.
A MARCHA DA HUMANIDADE DE SIQUEIROS NO PALÁCIO |
José Clemente Orozco (1883-1949), pode ser considerado em conjunto com Diego Rivera o iniciador da pintura mural moderna.
A sua obra revela a revolta do povo injustiçado. Entre os muitos murais por ele executados, está exibido um deles no Palácio de Belas Artes.
MURAL DE OROZCO NO PALÁCIO DE BELAS ARTES |
Rufino Tamayo (1899-1981), faz os seus estudos na Escola Nacional de Artes Plásticas de San Carlos e após a revolução vira costas à Arte Nacional apesar de ser contemporâneo dos pintores anteriores.
Desenvolve uma linguagem plástica que integra cores e texturas na perfeição. Em 1950 é premiado na Bienal de Veneza. Também ele tem um mural exposto no Palácio de Belas artes.
MÉXICO DE HOJE DE TAMAYO NO PALÁCIO DE BELAS ARTES |
Estes murais são alguns dos existentes nas Galerias do Palácio de Belas Artes da Cidade do México, mas há muitos mais para ver, tanto neste Palácio como na Cidade. Não tenham medo da altitude e visitem esta bela cidade. Não se irão arrepender.
Sem comentários:
Enviar um comentário