terça-feira, 8 de abril de 2014

STARE MIASTRO - CIDADE VELHA - BASÍLICA DE SANTA MARIA - CRACÓVIA




POLÓPONIA - CRACÓVIA



STARE MIASTRO - CIDADE VELHA - BASÍLICA DE SANTA MARIA


CRACÓVIA, CAPITAL CULTURAL DA POLÓNIA, É DE UMA BELEZA E RIQUEZA CULTURAL E ARQUITECTÓNICA IMENSA.

O CENTRO DA CIDADE ENCONTRA-SE NA GRANDE PRAÇA DO MERCADO "RYNEK GLÓWNY", RODEADA DE BELOS EDIFÍCIOS, IGREJAS, RESTAURANTES, BARES, LOJAS TRADICIONAIS E DE ARTESANATO. 



PRAÇA DO MERCADO "RYNEK GLÓWNY"



PRAÇA DO MERCADO "RYNEK GLÓWNY"

O PERCURSO PEDONAL NÃO É DIFÍCIL, JÁ QUE A CIDADE É PLANA E APENAS APRESENTA UMA PEQUENA COLINA ONDE SE ENCONTRA O PALÁCIO DE WEWEL, A QUE VOLTAREMOS DEPOIS. 

NA PRAÇA DO MERCADO, CHAMA-NOS LOGO A TENÇÃO A BASÍLICA DE SANTA MARIA (KOSCIOL MARIACKI).





A BASÍLICA


IGREJA GÓTICA DEDICADA À ASSUNÇÃO DA VIRGEM, É O MONUMENTO MAIS IMPONENTE DA PRAÇA. A SUA POSIÇÃO IRREGULAR AO EIXO DA PRAÇA, DE TRAÇADO ORTOGONAL, DEVE-SE AO FACTO DESTA IGREJA TER SIDO LEVANTADA SOBRE UMA ANTERIOR CONSTRUÇÃO ROMÂNICA. 
CONSTRUÍDA COM TIJOLOS MANUFACTURADOS, DATA DO SÉCULO XIV.
A ASSIMETRIA DAS SUAS TORRES É ORIGINAL, SENDO A TORRE - CAMPANÁRIA A MAIS ELEVADA COM OITO ANDARES TODOS DA MESMA ALTURA. ESTÁ ENCIMADA POR UMA AGULHA GÓTICA DE 1478, NA QUAL POSTERIORMENTE (1666), FOI APLICADA UMA COROA EM OURO. DESDE A IDADE MÉDIA QUE ESTA TORRE SERVIA DE ATALAIA E AINDA HOJE, A CADA HORA SE OUVE O SOM DA TROMBETA DO HINO HEJNAL MARIACKI (DESPERTAR).
A TORRE MAIS BAIXA, COM SETE ANDARES, PARECE QUERER SUPERAR A SUA GÉMEA, AUMENTANDO DE ALTURA NOS DOIS ÚLTIMOS ANDARES.

ENTRE AS DUAS TORRES OBSERVA-SE A ESTRUTURA DO GRANDE VITRAL DESENHADO POR JAN MATEJKO, UM PINTOR CROATA DO SÉCULO XIX. POR BAIXO, O PÓRTICO BARROCO COM COLUNAS QUE SUSTENTAM A SUA ABÓBADA.



BASÍLICA DE SANTA MARIA (KOSCIOL MARIACKI).

O INTERIOR DA BASÍLICA É COMPOSTO POR TRÊS NAVES PARALELAS, SENDO A ABÓBADA CENTRAL MAIS ELEVADA QUE AS LATERAIS. 


INTERIOR DA BASÍLICA

A SUA DECORAÇÃO É UM AUTENTICO COMPÊNDIO DE ESTILOS QUE VÃO DO GÓTICO AO BARROCO E À ARTE NOVA. 
O MAIS PRECIOSO É O RETÁBULO DE VEIT STOSS, ESCULTOR ALEMÃO DO SÉCULO XV. COLOCADO SOBRE O ALTAR-MOR, DE 12 METROS DE ALTURA, ESCULPIDO EM MADEIRA, É CONSIDERADO COMO UMA DAS OBRAS MAIS SUBLIMES DA ESCULTURA GÓTICA TARDIA. 
O RETÁBULO É COMPOSTO POR UM PAINEL CENTRAL LADEADO POR DUAS PORTAS QUE AO FECHAREM-SE PERMITEM ADMIRAR AS CENAS REPRESENTADAS POR FORA. 
NESTE PAINEL CENTRAL ESTÁ REPRESENTADA A DORMITAÇÃO DA VIRGEM RODEADA PELOS APÓSTOLOS, A ASSUNÇÃO E A COROAÇÃO DA VIRGEM. 
NAS PORTAS LATERAIS ESTÃO REPRESENTADAS AS CENAS DA ANUNCIAÇÃO, NASCIMENTO DE CRISTO, ADORAÇÃO DOS MAGOS, RESSURREIÇÃO, ASCENÇÃO E PENTECOSTES. 
NO BANCO, VEIT STOSS ESCULPIU A ÁRVORE DE JESSÉ, NA QUAL ESTÁ REPRESENTADA A GENEALOGIA DA VIRGEM.



RETÁBULO DE VEIT STOSS

OUTRAS OBRAS DE ARTE PRESENTES NA BASÍLICA SÃO O CIBÓRIO A SEPULTURA MONTELUPI (SÉCULO XVII), O CRUCIFIXO DE SLACKER ESCULPIDO NUM BLOCO ÚNICO DE PEDRA, TAMBÉM DA AUTORIA DE VEIT STOSS.


O CRUCIFIXO DE SLACKER


DE ADMIRAR TAMBÉM A FABULOSA PINTURA A FRESCO FEITA POR MATJEJKO DA ABÓBADA DA IGREJA.


ABÓBADA DA IGREJA.


A BASÍLICA TEM MUITO MAIS PARA VER, JÁ QUE PARA ALÉM DO ALTAR-MOR TEM MAIS 12 ALTARES, NOVE CAPELAS, O PRESBITÉRIO E A SACRISTIA.

A ENTRADA É GRATUITA E PODE SER VISITADA DE SEGUNDA A SÁBADO ENTRE AS 11,50 E AS 18 HORAS. AOS DOMINGOS ENTRE AS 14 E AS 18 HORAS. 
TERÁ QUE PAGAR PARA VISITAR O ALTAR-MOR E FOTOGRAFAR. CONTUDO NÃO PODE USAR FLASH NEM TRIPÉ.  











Sem comentários:

Enviar um comentário